Clínica Sagrada Esperança acolhe 1.ª Reunião Nacional de Médicos do Trabalho em Angola

26/09/2025

Cumprindo a sua missão de contribuir para a formação de quadros qualificados e para o bem-estar dos trabalhadores, a Clínica Sagrada Esperança (CSE) acolheu, na passada Sexta-feira, dia 19, a 1.ª Reunião Nacional de Médicos do Trabalho de Angola, que teve lugar na unidade sede, na Ilha de Luanda.

O encontro, inédito no país, reuniu de forma exclusiva Médicos Especialistas em Medicina do Trabalho para a abordagem de aspectos científicos, partilha de experiências e reflexão sobre os principais desafios da especialidade, com vista à definição de estratégias que reforcem a saúde ocupacional em Angola.

A reunião contou com cinco painéis, destacando-se os três principais:

  1. A formação de médicos do trabalho em Angola: Passado, presente e futuro
  2. A figura do Médico avaliador em Saúde Ocupacional: Quem e Como?
  3. Protocolos de avaliação médica no contexto laboral da Medicina do Trabalho: Quando?

Foram ainda abordados temas complementares sobre “A consulta de Medicina do Trabalho” e a “Protecção de dados na Medicina do Trabalho”, aspectos centrais para a prática Médica e para a salvaguarda dos trabalhadores.

O evento foi promovido pela Sociedade Angolana de Medicina do Trabalho (SAMT), em parceria com o Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos (CEMT) e a Inspecção Geral do Trabalho (IGT), tendo a CSE desempenhado o papel de anfitriã.

Para além de possuir uma unidade especializada em saúde ocupacional, a Clínica Sagrada Esperança é pioneira na formação de Médicos Especialistas em Medicina do Trabalho no país. Em colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, concebeu a única pós-graduação nesta área em Angola, da qual já resultaram 46 especialistas formados desde 2015.

Com esta reunião, a CSE reafirma a sua posição como instituição de referência na formação e promoção da Saúde Ocupacional em Angola, colocando o conhecimento científico ao serviço da melhoria contínua da saúde dos trabalhadores.